Sobratema e Abendi lançam certificado para profissionais das áreas da construção e mineração

Os principais benefícios da certificação incluem a garantia de produtividade e segurança na execução da atividade para o profissional, além de reduzir o número de afastamento por acidentes, aumentando a produtividade

  

Visando garantir a qualificação dos profissionais dos setores da construção e mineração, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração e a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção apresentaram durante o Construction Summit 2016 o primeiro sistema de certificação de terceira parte para profissionais das áreas da construção e mineração.

 

Segundo Afonso Mamede, presidente da Sobratema, a necessidade dessa certificação foi em função das dificuldades da qualificação da mão de obra de operação dos equipamentos e a exposição aos riscos que esses profissionais colocam as pessoas envolvidas nos setores de construção e mineração.

 

“A certificação de terceira parte tem o respaldo na experiência da Sobratema formando e capacitando profissionais do setor e da Abendi, entidade certificadora, acreditada pela Inmetro. E, com essa certificação estamos garantindo que a avaliação de competência, conhecimento e habilidade seja igual em todo território nacional”, comenta Mamede.

 

De acordo com Wilson de Mello Jr, diretor de Certificação e Desenvolvimento Humano da Sobratema, a certificação de terceira parte é o reconhecimento formal, por um organismo de certificação independente.

 

“Além disso, a certificação de terceira parte, atesta que uma pessoa atende aos requisitos já preestabelecidos em normas específicas”, comenta Mello Jr. “Certificar profissionais evita a morte dos trabalhadores.”

 

A certificação tem validade de dois anos e será fornecida para profissionais que atuam no segmento de Içamento e movimentação de cargas como o Rigger, Supervisor de Rigging, Sinaleiro Amarrador; Operadores de Guindastes, Gruas, Guindautos, Pontes Rolantes e Pórticos; Movimentação de Terra e Rocha: motoniveladora, esteira, escavadeira, retroescavadeira, rolo compactador, pá carregadeira; e, para motoristas de autobomba, betoneira, basculante, comboio, prancha e espagidor.

 

“Os principais benefícios da certificação incluem para o profissional um aumento da empregabilidade pelo seu caráter diferenciado e garantia de produtividade e segurança na execução da atividade. Já para a empresa, aumenta o cumprimento das normas de segurança, reduz o número de afastamento por acidentes, diminuiu a perda de equipamentos e cargas e aumenta a produtividade”, finaliza.

 

​Fonte: Assessoria de imprensa

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *