Detalhes fazem a diferença

As retroescavadeiras Caterpillar 416F2 e 420F2 contam com novo design das estruturas de escavação e de carregamento, nova cabine e fácil acesso aos pontos de manutenção. Segundo a fabricante, a nova série oferece um nível ainda maior de desempenho, confiabilidade e durabilidade.

 

Os novos modelos da Série F2 utilizam um tanque de combustível não metálico que, portanto, não oxida e ainda reduz a condensação, o que melhora a qualidade e confiabilidade do sistema de combustível.

 

O acesso aos pontos de manutenção diária dispensa o uso de ferramentas e está mais fácil graças ao novo pacote do sistema de arrefecimento articulado, aos painéis laterais do motor e aos degraus nos para-lamas frontais opcionais.

 

O compartimento da bateria foi realocado para a parte dianteira das máquinas, deixando mais espaço para a caixa de ferramentas. A nova localização dos cabos de partida auxiliar é uma conveniência adicional ao operador se uma bateria se descarregar.

 

Compartimento do operador

 

O design inovador da cabine tem um amplo espaço para as pernas e permite girar o assento confortavelmente. Além disso, o assento com suspensão a ar é confortável na condução da máquina. A estrutura ROPS/FOPS da Série F2 foi modificada para ter vidros planos, que mantêm excelente visibilidade. Um terceiro degrau adicional do lado esquerdo e a posição de uma nova alça de apoio facilitam a entrada e a saída da máquina.

 

Os níveis de ruído dentro da cabine foram reduzidos significativamente e o novo sistema de ar condicionado agora conta com controle de recirculação de ar, que aumenta o isolamento externo o que contribui para sua melhor eficiência. A composição do teto, com dupla camada, reduz a absorção de calor. Seu novo desenho também otimiza a linha de visão na altura máxima de carregamento. As melhorias na visibilidade também incluem um novo limpador de para-brisa pantográfico que aumenta a área de alcance em mais de 40%.

 

Detalhes adicionais de design incluem um controle de Trava do Diferencial, agora posicionada na alavanca do controle de carregamento, bem como para-lamas maiores e com maior espaço do pneu, garantindo a integridade do componente e mantendo o vidro da cabine mais limpo em condições de trabalho na lama.

 

Opções para a Série F2 incluem o sistema de segurança por teclado numérico, do tipo imobilizador, que desativa motor, transmissão e sistema hidráulico até que a senha seja inserida. Também oferece rádio com tecnologia Bluetooth para acesso à comunicação sem as mãos. O exclusivo sistema de monitoramento remoto Product Link fornece a localização das máquinas e outras informações disponível nas versões via celular ou satélite.

 

Motor e outras melhorias

 

Os modelos são equipados com o motor Cat 3054C, que atende aos padrões de emissões EU Stage II e Tier 2 e têm potência de 93hp na 416F2 e 101hp na 420F2.

 

Uma novidade na 420F2 é a transmissão automática de seis velocidades, que traz mais comodidade e reduz a fadiga do operador. O conversor de torque com mais força proporciona melhor performance nas operações de carregamento e deslocamento. O modo econômico vem instalado de fábrica e otimiza o desempenho do motor, com maior eficiência no consumo de combustível por meio do ajuste da rotação do motor e do fluxo de fluido hidráulico.

 

Outras melhorias incluem a direção de velocidade variável, projetada para oferecer rápida resposta em operações de carregamento, bem como o fluxo hidráulico auxiliar ajustável, que aprimora o controle das ferramentas hidráulicas de trabalho.

 

O desempenho durante o carregamento também foi aperfeiçoado. O novo projeto do braço, agora com design paralelo, aumenta a força de desagregação do material em 13%, a capacidade de levantamento em altura máxima em 10% e a altura máxima de despejo em 17 centímetros.

 

Os modelos possuem sistema hidráulico com sensor de carga que utiliza uma bomba de pistão de fluxo variável, o que proporciona mais força nas operações de escavação e carregamento em qualquer rotação do motor. O resultado é uma operação com maior precisão e eficiência.

 

Os novos controles de escavação por joystick da 420F2 são mais precisos durante a operação, proporcionando conforto ao operador e mais versatilidade da seleção dos comandos (ISO/SAE).

 

Para melhor controle das ferramentas de trabalho dos equipamentos, ambos os modelos podem ser equipados com linha hidráulica auxiliar, incluindo uma válvula de carregamento de três funções, uma válvula de escavação de seis funções e suas respectivas linhas hidráulicas.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *