Passos de uma trajetória de sucesso

Nesta pequena linha do tempo, são destacados os principais marcos na história de 40 anos da especialista em aluguel de carros Localiza

17/05/1973 – Fundação da Localiza

Na época do primeiro choque do petróleo, a empresa foi inaugurada. Tudo começou com seis fuscas usados e comprados a crédito.

1979 – Expansão

Durante o segundo choque do petróleo, a Localiza deu início a uma agressiva estratégia de aquisições de concorrentes: elas ocorreram em 11 capitais, principalmente no Nordeste.

1985 – Início das atividades de franchising

Em meio à crise da dívida externa, a empresa decidiu investir em franquias para fortalecer sua marca e teve um resultado positivo.

1990 – Localiza Seminovos

Com o intuito de evitar perdas com a depreciação, a empresa deixou de vender seus carros em leilões ou por meio de concessionárias e passou a comercializá-los diretamente aos consumidores finais.

1992 – Internacionalização

Frente a um cenário interno que apresentava PIB negativo de -0,54; a opção foi internacionalizar as operações por meio de franquias. Desse modo, expandiu sua presença na América do Sul.

1997 – Capitalização

A empresa fez uma operação de private equity e vendeu 33,3% das ações para um fundo administrado por um banco americano. No mesmo ano, adotou estratégia para capitalizar a empresa por meio do lançamento de Senior Notes no mercado americano.

1999 – Aluguel de frota

Tornou-se pioneira no segmento de aluguel de frota, criando uma divisão especial para esse tipo de negócio: a Total Fleet (hoje, Localiza Gestão de Frotas).

2005 – IPO

Em 23 de maio, iniciou a oferta pública de ações no Novo Mercado da Bovespa, destinado às empresas com os mais elevados padrões de governança corporativa.

2015 – Hoje

Até o fim do primeiro trimestre, contava com 549 agências e 118.115 carros em nove países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A empresa era avaliada em cerca de U$ 3,5 bilhões.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *