Especialista em concreto revela criação de cursos para formar profissionais voltados a reparo em concreto

Para contribuir com a formação de profissionais especializados em fazer reparos em estruturas de concreto, foi criado nos Estados Unidos um curso online que atende a interessados do mundo todo. “A iniciativa decorre de um estudo que nós fizemos demonstrando que 25% dos reparos feitos nos Estados Unidos apresentam falhar em menos de um ano, necessitando de retrabalho”, revelou Rick Yelton, editor para o World of Concrete, em palestra proferida no Construction Summit 2016, realizado em São Paulo, pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.

 

De acordo com Yelton, a questão da necessidade de reparos em estruturas de concreto é bastante preocupante nos Estados Unidos. “Para nós é constrangedor concluir que os gastos com reparos em concreto chegam à casa de US$ 21 bilhões ao ano. Isso significa que estruturas que deveriam durar 50 ou 60 anos não estão atendendo a essa expectativa”, analisa o palestrante.

 

Para tentar atenuar essa situação, as autoridades norte-americanas em parceria com os empresários do setor, criaram este ano um Código para Reparos de Estruturas de Concreto, que tem por objetivo padronizar materiais e procedimentos para a realização dos reparos. “Detectamos que as principais razões das falhas são ligadas ao uso de material inadequado, falta de conhecimento sobre novas tecnologias aplicáveis ao reparo e pouco treinamento para os profissionais que atuam na área”, contou o especialista, que também apresentou uma série de inovações voltados especificamente para a área de manutenção, que foram apresentadas nas recentes edições da World of Concreto, maior feira mundial do segmento, realizada anualmente nos Estados Unidos.

 

​Fonte: Assessoria de imprensa

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *