Detalhes fazem diferença

Como melhorar a produtividade das pás-carregadeiras na indústria de concreto

A pá-carregadeira é um equipamento essencial para a indústria de concreto. Sua função principal é o abastecimento das caixas ou balanças de agregados (como areia e brita), além do empilhamento nas baias onde o concreto é produzido. Como esse trabalho é realizado no início do processo, a boa utilização da máquina garante melhor rendimento em toda a atividade de carregamento na central de produção.

Segundo Pablo Sales, especialista de pás-carregadeiras da Case Construction Equipment, para obter a melhor produtividade é preciso unir boas práticas operacionais a um equipamento com a configuração certa para a aplicação.

“São imprescindíveis pneus adequados ao terreno e caçamba própria para penetrar rapidamente na pilha de agregados. E a máquina, preferencialmente, deve estar equipada com Ride Control, um sistema de amortecimento do braço que evita a perda de material durante o transporte, aumentando a quantidade de material carregado por ciclo”, afirma Sales, que dá algumas dicas:

– A função Declutch deve estar acionada todo o tempo, para evitar choque contra a balança e fornecer mais potência para o sistema hidráulico durante o carregamento, elevação e descarga do material, alcançando um menor tempo de ciclo

– Para reduzir a velocidade da máquina quando ela chega na pilha de agregados sem sobrecarregar o freio, deve-se usar a função Kick Down

– Para agilizar a penetração, a caçamba deve estar posicionada paralelamente ao solo

A Case conta com uma ampla linha de pás-carregadeiras, com seis modelos (W20E, 621D, 721E, 821E, 921F e 1021F) que vão de 10.089 a 24.399 quilos de peso operacional. O modelo 621D, de médio porte, com 137 hp de potência e 12 toneladas de peso operacional, é o indicado pela companhia para o segmento de concreto pelas dimensões, configuração e baixo consumo de combustível, de 10 litros por hora, que alcança na atividade.

Além das funções citadas acima, a 621D possui outras que a qualificam para o trabalho nas usinas de concreto, como caçamba de 2,1 metros cúbicos com lâmina reta aparafusada, pneus 20,5 x 25 L3, eixos dianteiro e traseiro com sistema antipatinagem (limited slip), joystick com reversão de sentido e cooling box com hélice reversível, que reduz o tempo de parada da máquina para limpeza dos radiadores.

A máquina é equipada ainda com transmissão Powershift com comando manual ou automático, que aumenta o conforto ergonômico e a produtividade, pois reduz o cansaço do operador. Conta também com cabine confortável com visibilidade de 360 graus e todos os itens de manutenção ao nível do solo para reduzir o tempo de manutenção.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *