Ingersoll Rand apresenta novo compressor centrífugo de engrenagens integradas

O novo equipamento otimiza o fluxo, a eficiência e o espaço físico

A Ingersoll Rand, fornecedora de sistemas de ar e gás comprimido e serviços, ferramentas pneumáticas, movimentação de materiais e equipamentos de gestão de fluidos, apresenta ao mercado brasileiro seu novo compressor centrífugo, o TURBO-AIR® NX 8000. Ele pode ser configurado para diversas aplicações e seu novo design traz os principais componentes do sistema ao limite externo do equipamento, facilitando o uso. Os sistemas de controle, lubrificação e arrefecimento otimizam o fluxo e a eficiência operacional, resultando em custos totais baixos durante toda a vida útil do equipamento.

Construído sobre uma robusta plataforma, o TURBO-AIR NX 8000 abrange potências de 750 a 1.700 kW (1.000 a 2.250 hp) com fluxos de 142 a 283 m3/min (5.000 a 10.000 pcm) e pressões de 3,5 a 14,5 barg (50 a 210 psig). O NX TURBO-AIR 8000 está disponível em todo o mundo.

"O NX TURBO-AIR 8000 ajudará empresas a alcançarem resultados importantes que estão no foco de todo gerente de unidades industriais, otimizando o fluxo e eficiência em um conjunto altamente confiável e compacto”, diz Fred Del Grande, líder de vendas de compressores centrífugos da unidade de negócios Tecnologias de Compressão e Serviços da Ingersoll Rand para a América Latina. "Quando projetamos o NX TURBO-AIR 8000, focamos na melhoria da confiabilidade geral de todo o sistema, a fim de minimizar o tempo de máquina parada. O projeto também proporciona uma reduzida queda de pressão interna, que se traduz em ganhos de eficiência. Estes dois benefícios resultam em um menor custo de operação”.

O reservatório de óleo do TURBO-AIR NX 8000 funciona como a sub-base do compressor, permitindo o acúmulo do óleo de lubrificação, bem como servir como suporte para o equipamento e seus principais subcomponentes. Esta sub-base é construída com duas vigas resistentes e chapa de aço para melhorar a resistência estrutural deste sistema. O conjunto básico inclui um sensor de temperatura, um indicador de nível e um aquecedor.

A versão padrão e as outras opções disponíveis do compressor centrífugo TURBO-AIR NX 8000 fazem dele uma escolha diferenciada para diversos setores industriais, tais como fabricação de vidros, automobilístico, têxteis e separação de ar. O NX TURBO-AIR 8000 também pode atender a muitas aplicações de petróleo e gás e a outros usos altamente especializados, estando de acordo com as normas do American Petroleum Institute (API) nos padrões 614, 670, 671 e 672.

O compressor centrífugo TURBO-AIR NX 8000 vem equipado com uma variedade de itens:

Sistema de Controle Universal SP MAESTRO ™ – Um painel dividido individualiza o acesso aos circuitos monofásicos e trifásicos. Uma conexão de serviço elétrico de ponto único permite instalação e manutenção rápidas e sem complicações, favorecendo, ao mesmo tempo, um excepcional padrão de monitoramento do compressor e controle do ponto de ajuste.

Sistema de Lubrificação – Uma válvula de controle de temperatura do óleo lubrificante regula o fluxo para otimizar a eficiência do sistema e as conexões SAE garantem uma operação sem vazamentos.

Sistema de Resfriamento – O projeto padrão dos resfriadores intermediários com água nos tubos do TURBO-AIR NX 8000 é construído com materiais de alta qualidade e tolerâncias precisas de fabricação para melhor desempenho do compressor e ênfase nas diferenciadas propriedades de transferência de calor. Os ​​resfriadores intercambiáveis foram especialmente projetados para integrar o coletor de água e o sistema de distribuição com uma válvula de controle opcional, novamente simplificando a instalação e aumentando o desempenho.

Caixa de Engrenagens – O projeto padrão da unidade inclui uma tampa removível ao longo de uma linha divisória horizontal – o que facilita inspeções e manutenção – e um acabamento externo com base de epóxi de alto brilho. A caixa de  engrenagens foi especialmente projetada para dispor óleo às partes rotativas do compressor com o mínimo de tubulações, tanto interna como externamente. Atenção especial também foi dada no sentido de permitir uma customização API, incluindo instrumentação especial, locais de instalação para monitoramento e acessos a vários pontos da caixa de engrenagens.

 
Fonte: Assessoria de imprensa

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *