Você tem perfil empreendedor?

Por Adriano Tadeu Barbosa*

Quem quer empreender precisa deixar de lado o medo de assumir riscos. Empreender é ser empreendedor diariamente, é trabalhar 24 horas por dia, é pensar em estratégias o tempo todo e é se dedicar 100% para conhecer pessoas e resolver problemas de todos os aspectos. Até a empresa crescer, ele será o grande responsável por todas as áreas.

O treino é a prática diária, mas um conselho para quem realmente queira empreender é estudar. Hoje existem cursos específicos de empreendedorismo que trabalham a construção de um plano de negócios e incentivam a troca de experiências entre os alunos e professores, com a chance de sanar todas as dúvidas. É com essa imersão que o empreendedor vai descobrir todos os detalhes sobre o seu negócio, percebendo se existe uma verdadeira vocação.  

E a preparação empreendedora não termina com um plano. Ela precisa ser seguida durante toda a vida, porque há sempre o que se aprender e ensinar. Empreendedorismo também envolve conversas, trocas, conhecimentos que se acumulam dia após dia. Para ser um empreendedor de sucesso é preciso ter muita disciplina, fé e força, além de conhecer os princípios do marketing pessoal, aprender a lidar com pressões e ter excelente capacidade de relacionamento.

Para buscar resultados satisfatórios, que farão a empresa crescer, é fundamental trabalhar com metas comerciais. Essa prática é muito sadia para quem empreende, pois é o meio pelo qual se sabe onde chegar, com prazos determinados. Para isso, estabeleça seu limite de atendimento e a produção diária, e multiplique pelos números de dias que trabalhará no mês. Assim você saberá, de uma forma bem simples de detectar, sua capacidade. Como no começo é sempre mais difícil, busque ao menos metade dessa meta e sempre meça os resultados, identificando se os caminhos seguidos são os certos.

Para completar, acompanhe como as pessoas e seus clientes estão vendo o seu negócio. A sua imagem como empreendedor depende mais de 50% de uma primeira impressão. Estar de acordo com o que se faz, somado aos resultados que tem alcançado com seu negócio, pode garantir o seu posicionamento diante do mercado empreendedor.

Lembre-se desses pontos, prepare-se e empreenda com sucesso.

 

*Adriano Tadeu Barbosa é supervisor do curso de Empreendedorismo do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), de Curitiba (PR), e fundador da Ponto Pessoal, primeira agência brasileira especializada em comunicação e marketing para pessoas 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *