Memória viva

Na noite de 12 de dezembro deste ano, a Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem, Ar Comprimido, Hidráulico e Equipamentos de Construção Civil (Apelmat) reuniu associados, diretores, conselheiros, ex-presidentes, parceiros, colaboradores, fornecedores e patrocinadores para o lançamento do livro Apelmat 30 Anos. A edição comemorativa resgata a história da entidade, fundada em 29 de maio de 1985 – são três décadas de uma trajetória marcada por muitos desafios e conquistas.

Em seu discurso, Marcus Welbi Monte Verde, presidente da Apelmat e também do Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos e Máquinas de Terraplenagem do Estado de São Paulo (Selemat), lembrou que a história é cíclica. “A crise econômica e política do início dos anos 90 fez com que os associados da Apelmat tivessem de cortar despesas. Como em 1992 o mercado ainda não havia se recuperado, a associação decidiu pelo cancelamento da festa de confraternização do fim do ano. No lugar do grande evento, realizou-se uma pequena reunião de confraternização”, falou. “Curioso como a história se repete. Neste ano, cancelamos a grande festa devido ao momento econômico pela qual todos passamos e no lugar, realizamos este evento em nossa sede”, completou.

O presidente da associação lembrou da fala de Carlos Alberto Laurito, gerente de relações institucionais da Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp): “A melhor definição de crise é esta: ela é como uma turbulência em um avião no ar. Parece que o mundo vai acabar, mas passa e a viagem continua”. “Nossa mensagem é que esta turbulência vai passar e vamos sobreviver. Precisamos acreditar”, declarou Welbi. “Agradecemos a presença de todos os convidados que prestigiaram e fizeram desta cerimônia um marco histórico da nossa entidade”, finalizou.

Distinção

O mentor da história da Apelmat, José Dias da Silva, foi o grande homenageado da noite. O presidente fundador da entidade recebeu um troféu e o primeiro exemplar do livro comemorativo.

As empresas que representam a história da associação nos últimos 30 anos. Os representantes de Gonçalvez & Dias, Lomater Locação e Terraplenagem, Romana Terraplenagem, Seixo Terraplenagem, Loctrator Locação, Madureira Locações, Retrolula Terraplenagem, Calusi Locação, Transter Terraplenagem, MP Terraplenagem e Satelite Terraplenagem receberam uma placa comemorativa.

Case, Caterpillar, Ciber, Divepe, John Deere, Komatsu, New Holland, Romanelli, Sotreq, Veneza, Volvo e Web Pesados – patrocinadores do livro comemorativo – também foram homenageados, assim como os diretores e os funcionários da associação.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *