Sempre é tempo para aprender

Na telinha

1. Robôs (2005) – animação

Gustavo Carrer, consultor do Sebrae-SP, indica esta animação em que o personagem Rodney Lataria sai de uma pequena cidade com o sonho de trabalhar com o Grande Soldador. “Ele passa por várias provações e descobre que o caminho para empreender é identificar uma necessidade no mercado e atendê-la bem. A superação de obstáculos provém da força criativa com foco no mercado e da capacidade de pôr as ideias em prática”, analisa.

2. A Teoria de Tudo (2014) – filme

Baseado no livro Travelling to Infinity: My Life with Stephen, escrito por Jane Wilde Hawking, esposa do físico Stephen Hawking, o longa conta a trajetória de uma das mais brilhantes mentes do século 20. Segundo Carrer, o espírito empreendedor do protagonista é exposto ao máximo, desde os primeiros desafios científicos até o início dos sintomas da doença que o acomete (esclerose lateral amiotrófica, ELA). “O uso da criatividade e a forma bem-humorada de encarar as barreiras são grandes lições aos empreendedores em geral”, diz.

3. Meu Start (2015) – programa de TV

Exibido pela Record News desde outubro, de terça a sexta às 22h30, a produção televisiva apresenta histórias inspiradoras de empreendedores. O primeiro programa contou a trajetória de Edu Lyra, escritor e criador da ONG Jovens Falcões.

4. Shark Tank – série

O reality show mostra empreendedores e inventores de todas as idades que querem transformar suas ideias em negócios bem-sucedidos. Para isso, precisam fazer um pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos) de forma convincente para uma audiência formada por importantes investidores milionários a fim de que eles aceitem bancar seus projetos. A sétima temporada começou em setembro deste ano, e muitos episódios são disponibilizados na íntegra no YouTube.

5. O Negócio – série

Nesta série brasileira, três jovens prostitutas de luxo resolvem revolucionar o mercado em que atuam, aplicando conceitos de gestão e técnicas de marketing. Do seriado é possível tirar lições sobre decisões estratégicas que as diferenciam de qualquer concorrente. As duas primeiras temporadas podem ser conferidas no canal por assinatura HBO Go. No YouTube, é possível assistir a episódios e cenas avulsas.

6. Suits – série

Ambientada em um escritório de advocacia, a série mostra o protagonista Harvey Specter, que conduz seu negócio com algumas características importantes para um grande empreendedor: muito trabalho, estudo minucioso da concorrência, o reconhecimento dos riscos (e a opção por assumi-los ou não) e, principalmente, muita confiança. Além disso, o programa exemplifica a importância do trabalho em equipe por meio da relação de Specter com seu “protegido” Mike. Em sua quinta temporada, o programa tem as três primeiras disponíveis no Netflix.

7. Silicon Valley – série

No fértil Vale do Silício, seis jovens programadores precisam aprender sobre sociedade e planejamento para tentar criar sua startup de tecnologia. Entre os dilemas enfrentados pelas personagens desta comédia produzida pela HBO estão a venda da ideia do negócio por cifras milionárias ou o desafio de assumir riscos e perder muito dinheiro. Duas temporadas estão disponíveis para os assinantes da HBO Go.

8. Undercover Boss – série

Poucas experiências podem ser mais enriquecedoras para um gestor do que estar na linha de frente, conhecendo cada detalhe da sua companhia. Essa proposta se torna possível nesta série, que tem uma versão brasileira reduzida dentro do programa Fantástico, da Globo, sob o nome de “Chefe Secreto”. Nela, CEOs e outros executivos são convidados a exercer funções de iniciante dentro de sua própria empresa e, para não levantar suspeitas sobre sua identidade, acabam sendo disfarçados.

9. O Sócio – série

O empresário Marcus Lemonis é o personagem principal desta série, por meio da qual mais de 100 empresas foram reerguidas. A cada episódio, Lemonis analisa uma companhia que está mal das pernas, oferece verba por uma parte dela e, então, faz de tudo para salvá-la mesmo que isso signifique tomar decisões difíceis para que os lucros sejam maximizados. O seriado é exibido pelo History Channel todas as terças às 22 horas.

10. Mr. Selfridge – série

Em Londres, no período pós-Primeira Guerra, o empreendedor Harry Gordon Selfridge conduz seus negócios à frente das grandes lojas de departamento Selfridge. Baseada em uma história real, a série mostra a evolução e o crescimento da empresa pontuados pelas atribulações da vida pessoal do protagonista. Duas temporadas estão disponíveis no Netflix.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *