Sempre é tempo para aprender

Livros, filmes e séries podem dar aquele insight que faltava para resolver um problema dentro da empresa ou para fazer sair do papel uma ideia inovadora

Ninguém gosta de usar as horas livres para pensar em trabalho, mas, na maioria das vezes, é justamente quando se está relaxado e com a cabeça longe do escritório que surgem as melhores ideias. Então, se você quer aproveitar o tempo livre, especialistas da Endeavor Brasil e do Sebrae dão dicas de livros, filmes e séries inspiradoras. Confira a lista a seguir, escolha o que preferir, acomode-se no sofá e bom proveito!

Livros

1. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Com prefácio escrito pelo bilionário empresário Warren Buffet, este livro tornou-se um best-seller com mais de 1 milhão de cópias vendidas e é considerado fundamental para quem quer ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Traz lições importantes sobre educação financeira, mercado de ações e investimentos.

2. Repeatability: Build Enduring Businesses for a World of Constant Change, de Chris Zook e James Allen

De maneira didática, o livro reúne um estudo feito com mais de 200 companhias bem-sucedidas e mostra a importância de se ter um plano de negócios que permita mudanças rápidas. Segundo os autores, essa flexibilidade garante a sobrevivência no mundo atual.

3. Dobre seus Lucros, de Bob Fifer

Por meio da análise de mais de 100 empresas norte-americanas, o autor chegou à conclusão de que é possível dobrar os lucros por meio da redução de desperdícios, da motivação dos funcionários e vendedores e do aumento da produtividade.

4. Growing Pains, de Eric G. Flamholtz e Yvonne Randle

Como o próprio título em inglês sugere, as “dores do crescimento” são sentidas por muitos empreendedores quando seus negócios começam a decolar. Os autores basearam-se na análise de vários cases para auxiliar os empresários nas etapas de planejamento estratégico como ferramenta para evitar erros.

5. Grow to Greatness, de Edward D. Hess

Obra importante principalmente para startups, ela analisa o papel do proprietário – que pode ser determinante para o crescimento ao agir como líder ou prejudicial ao se tornar um gargalo.

6. Zero to One: Notes on Startups, or How to Build the Future, de Peter Thiel

Mais um livro voltado principalmente aos donos de startups, este traz insights interessantes para quem quer ter pensamentos inovadores. Segundo o autor, conhecido por ser o fundador da Paypal, é importante fazer as perguntas certas para poder chegar a lugares inesperados.

7. O Empreendedor Viável – Uma Mentoria para Empresas na Era da Cultura Startup, de André Telles e Carlos Matos

Apesar de importante, a paixão pelo negócio não é suficiente para que as empresas obtenham sucesso. Neste livro, os autores mostram a relevância da equipe e dos mentores, entre outros diferenciais que garantirão bons resultados.

8. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Para o autor, o hábito é a chave para mudar a maneira como tudo é feito e até mesmo pode trazer ganhos de produtividade para a empresa. O estudo dos hábitos também é capaz de ajudar a prever respostas e, dessa forma, interagir melhor com o público-alvo.

9. The Founder’s Dilemma, de Noam Wasserman

Praticamente um guia para o empreendedor, o livro relaciona os principais dilemas que envolvem a liderança em um negócio. As questões abordadas passam pela escolha do nome da empresa e vão até a seleção do sócio, permeando as decisões que precisam ser tomadas por empresários de qualquer porte.

10. #VQD – Vai Que Dá!, organizado por Joaquim Castanheira

A obra reúne cases de dez empreendedores brasileiros e mostra quais foram os principais desafios para realizar seus sonhos. Cada capítulo conta a história de uma empresa selecionada pela Endeavor e também mostra a visão do mentor do negócio.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *