Exemplos de superação

Em meio à atual crise econômica que o Brasil vive, as empresas buscam soluções financeiras – reveem processos, cortam gastos, analisam custos, freiam investimentos. Em um ambiente tão suscetível a mudanças ao sabor do vento, equipes são reduzidas e profissionais assumem cada vez mais uma atuação multitarefa.

Mesmo sob pressão e estresse, é preciso perseverar motivado e motivando nossos liderados, saber lidar melhor com os outros, estimular mudanças que gerem bons resultados, estreitar relacionamentos e identificar o que pode agregar valor.

Quem sabe você já tenha atravessado tempestades em alto-mar em sua trajetória como empreendedor. Afinal, esta não é a primeira crise econômica pela qual o País passa.

A experiência adquirida talvez o leve a ver com outros olhos – e encarar com outra postura e maturidade – o atual momento. Ainda assim, olhar para trás, analisar e extrair lições do passado pode contribuir para encontrar saídas. Olhar para o lado, também. Outros empresários nos mostram que decisões certas e muito trabalho podem fazer uma organização superar a recessão econômica e fases ruins nos negócios.

Trajetórias de sucesso inspiram e encorajam. São casos de superação de gente como a gente, mesmo em setores diferentes da economia, que de uma maneira ou de outra sentiram na pele os desafios de enfrentar tempestades nos negócios. Empresários que não se acomodaram nem foram paralisados em um cenário de caos, mas aprenderam a enxergar e a aproveitar as oportunidades com criatividade, liderança e, acima de tudo, confiança.

Boa leitura!

Marcus Welbi

Presidente da Apelmat e do Selemat

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *