Autor reúne ideias de gestão e cultura de resultados sob uma nova ótica

No livro, João de Lima apresenta a cultura como fator essencial para virar o jogo, transformar e gerar resultados nos momentos de crise. Neste contexto a ‘pessoa’ deve ser vista como principal sujeito e protagonista das ações para a obtenção de resultados

Com a proposta de compartilhar conhecimentos adquiridos em 40 anos de profissão, à frente da vice-presidência da Gerdau e como diretor global da Magnesita Refratários, o especialista em recursos humanos e em desenvolvimento organizacional, João de Lima lança seu livro “Gestão e Cultura de Resultados”, no mês de setembro.

Na obra, Lima aborda de forma inovadora, os caminhos imperativos para a construção da tão sonhada cultura de resultados, necessária para transformar e “virar o jogo” nos momentos de crise, base para o sucesso e crescimento das empresas e realização das pessoas que nela trabalham.

Fundamentado em sua experiência e constantes pesquisas, o autor definiu como elementos essenciais das empresas vencedoras (para a formação da cultura de resultados) a estratégia do negócio, o sistema de gestão, a gestão de pessoas e a liderança. Desta forma, ele as inseriu em uma única figura, o “triângulo fractal”, onde eles atuam, de forma integrada e harmônica como vetores interdependentes e permeáveis entre si.

Neste formato, Lima conseguiu sintetizar informações adquiridas durante um longo período de aprendizagem, integrando em uma figura única todos os elementos usados com sucesso pela Gerdau, GP Investments e por empresas emblemáticas, inclusive nos momentos de fusões e aquisições.

Com esta abordagem, o autor criou o “Modelo Fractal de Gestão” e busca, em sua obra, ressignificar a função de cada um desses elementos neste conjunto, alinhando-os ao seu conceito da cultura de resultados.

Em desacordo com os sistemas de gestão tão em voga nas empresas, onde a meritocracia é indicada como caminho único para a superação de metas e obtenção dos resultados, o autor, por meio da gestão de pessoas e da liderança, retoma a relevância do comprometimento, como o outro elemento essencial para o sucesso e perpetuação da empresa. Ele recoloca em seu devido lugar o papel das pessoas como sujeitos e principais protagonistas das ações para que isto aconteça.

Com a ajuda da jornalista Suzana Naiditch, o especialista realizou entrevistas com Jorge Gerdau e André Johannpeter, chairman do Conselho Consultivo e CEO da Gerdau, respectivamente, Fersen Lamas Lambranho – chairman do GP Investments, Ronaldo Labrudi, atual presidente do Grupo Pão de Açúcar, e Otto Levy – VP de Operações da Magnesita, sobre cada um dos elementos do triângulo.

Também chamado por Lima de Triângulo Transformador, esse método Fractal tem um efeito didático, pois consegue, de forma organizada e através de um simples diagrama – o triângulo fractal – traduzir a essência do Modelo de Gestão e Liderança para Construir a Cultura de Resultados pesquisado junto a empresas vencedoras.

Para estruturar o conteúdo da obra, Lima trabalhou os temas, por meio de artigos curtos, acrescidos das citações dos empresários. Esse formato, não exige leitura sequenciada do conteúdo para que se entenda a obra por completo e é possível ao leitor explorar as partes a partir dos temas que mais lhe interessam.

O livro

A ideia de escrever Gestão e Cultura de Resultados surgiu depois de um encontro no saguão do aeroporto de São Paulo. Lima estava à espera da chamada de um voo com destino a Ilha de Páscoa, no Chile, quando encontrou o antigo colega, empresário Jorge Gerdau. Na ocasião, Gerdau enfatizou a importância do especialista passar o seu legado por meio de palestras ou através de um livro.

“Jorge disse algo que não saiu da minha cabeça, que o maior sentido da vida era contribuir para a transformação de outras pessoas”, lembra. Coincidência ou não, o 'triângulo fractal' que representa o modelo de gestão defendido por Lima, tem o mesmo formato do território da Ilha de Páscoa.

 

Serviço

Gestão e cultura de resultados – O modelo para gerir e liderar pessoas realizadas e empresas vencedoras

Autor: João de Lima

Selo: Gente

Páginas: 288

Preço de capa: R$ 39,90

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *