O estado da arte em equipamentos

Inovações tecnológicas em equipamentos para terraplenagem, pavimentação, içamento de cargas, perfuração de rochas e mineração, entre outros, além de motores, material rodante, peças e componentes. Confira os principais destaques apresentados durante a M&T Expo 2015

Em junho deste ano, profissionais da construção, mineração e locação de equipamentos que estiveram presentes no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), puderam ver de perto o que de mais inovador a indústria de máquinas tem a oferecer. A M&T Expo 2015 – 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração reuniu mais de 500 expositores nacionais e estrangeiros. Veja a seguir uma pequena amostra dos lançamentos expostos durante a feira. No site da Apelmat (www.apelmat.org.br), você encontra mais detalhes e também outros destaques do evento.

BMC-Hyundai

Entre os produtos expostos, a linha de escavadeiras com os modelos R140-9S e R220LC-9S chamou a atenção. Com porte de 14 toneladas e motor de 126 hp, a R140-9S apresenta a potência de um equipamento de 16 toneladas. Já a R220LC-9S oferece, segundo a fabricante, maior produção por metro cúbico e o menor custo do mercado. Com capacidade para 22 toneladas, o equipamento possui um conjunto reforçado de braço e lança de escavação, o qual apresenta maior resistência em aplicações severas, além de baixo nível de reparos.

A retroescavadeira H940C, com motor mais potente, de 100 hp, e peso operacional de 7.900 kg, foi outro equipamento exposto.

Case Construction Equipment

Segundo a empresa, a linha de tratores de esteiras lançada na M&T Expo 2015 garante uma economia de combustível de 10% em comparação com a concorrência, o que significa uma redução de cerca de R$ 12 mil por ano se a máquina trabalhar oito horas por dia.

Os modelos lançados no Brasil são o 1150L (com peso operacional de 14.038 kg), 1650L (17.243 kg) – ambos na versão PAT – e 2050M (22.446 kg), na versão PAT e BD (Bulldozer). 

Os três possuem transmissão hidrostática totalmente automática e com sensor de carga, que elimina a necessidade de passar marcha.

Caterpillar

A empresa levou mais de 20 máquinas para construção de diferentes famílias e portes. Os lançamentos incluíram tecnologias como o rastreamento do produto e o controle automatizado da lâmina de alta precisão, por exemplo.

Três máquinas foram exibidas pela primeira vez na América do Sul. As estreantes foram a pavimentadora de asfalto AP1055F com a mesa SE60 VT XW, a retroescavadeira 420F2 e a miniescavadeira hidráulica 302.7D.

Sotreq

Ao lado da Caterpillar, a Sotreq apresentou os diferenciais das novidades trazidas para o evento pela fabricante. A representante dispôs de uma equipe comercial, técnica e de apoio operacional no local para mostrar os diferenciais das máquinas, soluções e serviços, como o Cat EMSolutions (Equipment Management Solutions), um portfólio de tecnologia associada à prestação de serviços focado no gerenciamento de equipamentos.

A exposição também contou com diversos modelos de work tools disponíveis para o mercado nacional, como martelos hidráulicos, multiprocessadores e garras de demolição, entre outros.

Ciber Equipamentos Rodoviários

Subsidiária do Grupo Wirtgen (Wirtgen, Vögele, Hamm e Kleemann) no Brasil, a empresa apresentou quatro novidades: o britador cônico Kleemann MCO 9 EVO, o pré-lançamento da nova usina de asfalto Ciber iNova 2000 P2 e a nacionalização da produção da pavimentadora Vögele Super 1300 “traço 3” e do compactador Hamm HD 90.

As principais aplicações do novo britador da Kleemann são britagem secundária e terciária, gerando material de alta qualidade.

A nova usina de asfalto Ciber iNova 2000 P2 tem capacidade de produzir até 200 toneladas por hora de concreto asfáltico em apenas duas mobilidades – segundo a companhia, algo inédito para uma usina de alta capacidade produtiva.

Hitachi

Tendo iniciado, em fevereiro do ano passado, uma joint venture com a John Deere para a produção local de escavadeiras em Indaiatuba (SP), a Hitachi dividiu o estande com sua parceira. No espaço, mostrou dois desses equipamentos: o lançamento ZX470LC-5 e a já conhecida ZX160LC-5. Outros dois modelos foram lançados, ZX670LC-5 e ZX870LC-5, que se somam aos quatro já produzidos.

Entre as principais características desses novos equipamentos está a possibilidade de escolha entre três modos de operação com o intuito de balancear a produção com a eficiência de combustível.

Iveco

Expostos nos estandes da Case e New Holland (marcas da CNH Industrial), os caminhões semi e extrapesados Tector 260E28 e Hi-Way 600S44T foram os destaques da Iveco. Eles foram desenvolvidos para transporte urbano de cargas e também trabalhos exigidos pela construção civil. Entre as principais características da linha Tector estão os dois tipos de câmbio e quatro diferentes opções de entre-eixos que totalizam 16 versões. Já a linha de extrapesados Hi-Way foi projetada para longas distâncias, com economia na manutenção, operação e consumo de combustível.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *