Estratégias para a sucessão familiar

A HSM Educação Executiva trouxe para o Brasil um dos maiores especialistas em gestão de empresas familiares: Ivan Lasberg, autor do best-seller De Geração para Geração. Durante o Seminário HSM Family Business, realizado em março, Lasberg falou sobre a importância do planejamento e alertou para alguns riscos.

“É necessário pelo menos cinco anos para que a pessoa que irá suceder possa estar por dentro de tudo o que ocorre na empresa. Tentar precipitar a sucessão pode significar o fracasso da companhia”, disse Lasberg, que acrescentou seis pontos cruciais para os empresários que estudam qual a melhor escolha para comandar a empresa no futuro. Confira:

1 – Identificar os desafios internos e traçar uma estratégia.

Fazer um relatório imparcial com alguns nomes cotados para assumir o cargo de presidência da empresa, contendo os pontos fortes e os que precisam ser melhorados de cada candidato ou grupo cotado para assumir (irmãos, primos). É importante ter mais de uma opção para fazer a escolha, e é um diferencial quando a pessoa já atuou em alguma outra empresa que não seja da família.

2 – Os valores da companhia têm de estar em primeiro plano.

Se o sucessor vier de fora do círculo familiar, é necessário que ele tenha valores semelhantes aos da empresa.

3 – Capacitar os candidatos exige paciência.

É necessário desenvolver as habilidades de cada um aos poucos e aplicar testes circunstanciais. Momentos de crise são grandes oportunidades.

4 – É importante que a decisão de escolha do sucessor não seja feita apenas por uma pessoa. O ideal é que um grupo possa analisar e avaliar o trabalho das pessoas cotadas.

5 – É necessário se reinventar todo dia.

Não é porque o negócio deu certo há alguns anos que esse mesmo modelo terá continuidade. Por isso, um perfil de empreendedor ágil, que arrisque e procure inovar nas ações, faz a diferença.

6 – É importante que o candidato reúna algumas características: capacidade de conquistar a confiança dos funcionários; ser um líder que dê exemplo e que cumpra o que prometeu com consistência; capacidade de se comunicar com diferentes públicos e de se colocar no lugar dos outros funcionários em situações complicadas.

 

Veja +

Confira a cobertura no site da Apelmat.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *