Em dose dupla

Caterpillar apresenta nova escavadeira hidráulica e novo trator de esteiras. Os lançamentos trazem inovações em máquinas já conhecidas do mercado

 

A escavadeira hidráulica 318D2 L é uma atualização da Cat 315D L, importada. O novo modelo, agora fabricado no Brasil, tem as mesmas 17,2 toneladas de peso de operação. Suas dimensões permitem o deslocamento rápido, sem necessidade de transporte especial.

O menor consumo de combustível é seu diferencial – há diminuição média de 4% na comparação com o modelo anterior. A redução pode chegar a 15% em aplicações leves com o modo econômico ativado. “O cliente consegue essa margem de acordo com a aplicação do equipamento, as técnicas de carregamento utilizadas, as condições das ferramentas de penetração e o modo como a máquina é operada”, explica Maurício Briones, especialista do produto e aplicação da Caterpillar.

Indicado para quem precisa realizar operações de pequeno e médio porte no segmento de construção geral, o modelo pode vir com caçamba de 0,88 até 1,00 metros cúbicos.

Além disso, é possível equipá-lo com acessórios para trabalhos com ferramentas estáticas e hidráulicas (como martelos, garras e placas compactadoras) e prepará-lo para receber os sistemas de precisão de escavação.

O sistema mecânico de injeção de combustível e o motor tornam a máquina mais robusta para operar em regiões onde o combustível é de baixa qualidade. O processo de filtragem passou a contar com apenas dois filtros em vez de quatro. Um deles tem corpo reutilizável e os dois ganharam o dobro de vida útil, sendo trocados apenas com 500 horas.

Melhorias

Também fabricado no Brasil, o novo modelo do trator de esteiras é uma evolução do D6K. Denominado D6K2, ele pode ser utilizado em diversas aplicações, desde obras urbanas e construção de rodovias até trabalhos de apoio e corte de material.

O motor Cat C7.1 ACERTTM, com gerenciamento eletrônico, tem 97 kW (128 HP) de potência líquida constante. O sistema de injeção de combustível foi redesenhado e conta com novo modelo de filtragem. Além disso, atende às normas de emissões de escape equivalentes ao Tier 3 do órgão de proteção ambiental dos Estados Unidos e do Estágio IIIA da União Europeia.

O trator vem equipado com dois modos econômicos inteligentes, que proporcionam economia de combustível de até 18%. E a lâmina VPAT foi ampliada. Combinada ao novo motor, eleva em 8% a produtividade na comparação com o modelo anterior.

O especialista do produto e aplicação da Caterpillar João Zalla acrescenta que o D6K2 é o primeiro trator a trazer o recurso eletrônico de controle de lâmina estável. “Ele proporciona nível de acabamento superior, tanto para operadores iniciantes quanto experientes”, explica. O recurso detecta as condições do solo para complementar a entrada do operador e gera acabamento mais liso, com menos esforço.

 

Veja +

No site da Apelmat, você confere mais detalhes sobre a escavadeira hidráulica 318D2 L e o trator de esteiras D6K2.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *