Nova escavadeira hidráulica Cat 318D2 L tem menor custo de operação e manutenção

Redução de consumo de combustível é em 4% e pode chegar até 15% no modo “econômico”

A nova Cat 318D2 L é uma atualização da conhecida escavadeira hidráulica Cat 315D L, importada. Com o novo modelo, agora fabricado no Brasil, os clientes terão uma máquina que oferece menor custo de operação e manutenção e facilidades de intervenção, com produtividade equivalente ao modelo anterior.

A nova escavadeira tem as mesmas 17,2 toneladas de peso de operação. Suas dimensões permitem o deslocamento rápido, sem necessidade de transporte especial. Chega ao mercado nacional de construção como um equipamento utilitário, pois realiza serviços de escavação dos mais diversos tipos e levantamento de carga com muita facilidade e desempenho superior.

Menor custo de operação

O grande diferencial da 318D2 L é seu menor consumo de combustível, com redução média de 4% na comparação com o modelo anterior, que era um dos mais econômicos do mercado até então. Agora, com o novo modelo, a redução do consumo pode alcançar 15% em aplicações leves se o modo “econômico” estiver ativado. “O cliente consegue essa margem significativa de redução de acordo com a aplicação do equipamento, as técnicas de carregamento utilizadas, as condições das ferramentas de penetração e o modo como a máquina é operada”, explica o especialista do produto e aplicação da Caterpillar, Maurício Briones.

A 318D2 L é indicada para clientes que precisam realizar operações de pequeno e médio portes no segmento de construção geral. “É uma máquina  dimensionada para as operações que exigem altos índices de disponibilidade, produtividade e eficiência”, informa Briones. O modelo pode vir com caçamba de 0,88 m3 até 1,00 m3, a maior disponível para este porte de máquina no mercado.

A 318D2 L pode ser equipada com acessórios para trabalhos com ferramentas estáticas e hidráulicas. Martelos, garras e placas compactadoras são alguns exemplos de ferramentas que podem ser acopladas. Além dessas, a máquina também pode ser preparada para receber os sistemas de precisão de escavação via GPS ou Laser pelo revendedor Cat e seus parceiros.

Manutenção facilitada, com menor custo

O sistema mecânico de injeção de combustível da 318D2 L e o novo motor torna a máquina mais robusta para operar em regiões onde o combustível é de baixa qualidade. Com isso, o sistema de filtragem de combustível passou a contar com apenas dois filtros. Antes eram até quatro. Um deles tem agora corpo reutilizável e os dois ganharam o dobro de vida útil, sendo trocados apenas com 500 horas.

O posicionamento dos filtros também é uma facilidade. Todos eles estão localizados na altura do solo, sem a necessidade de escada para alcança-los. Com isso, reduz-se o tempo de máquina parada e os riscos para o mecânico executar a revisão do equipamento. Esse conjunto de novidades trouxe reduções diretas nos custos de reparo do novo modelo.

Novo motor permite intervenções mais rápidas e com menores custos

O motor da nova 318D2 L é o conhecido modelo 3054CA, que equipa outros 35 modelos de máquinas Cat. Portanto, é um motor conhecido dos clientes e técnicos de manutenção e permite maior “intercambiabilidade” de componentes. A principal característica de manutenção deste motor é a facilidade de intervenções e eventuais reparos, com baixo custo das peças. Essa facilidade aumenta a disponibilidade do equipamento e os ganhos, uma vez que os custos de manutenção são ainda menores.

“Estamos orgulhosos por apresentar a nova escavadeira global de 17 toneladas, produzida agora também em nossa Unidade de Piracicaba, com índice de nacionalização superior a 60%, o que permite aos clientes o acesso às linhas de financiamento do Finame”, conclui o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto.

 

Especificações da Escavadeira Hidráulica Cat® 318D2 L

Motor – Cat 3054CA

Potência líquida (máxima) – 82.0 kW

Peso operacional  – 17.200 quilos

Capacidade de caçamba-  0,88 m3 a 1,00 m3

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *