Caterpillar apresenta o novo trator de esteiras D6K2

Modelo ganha melhorias no controle da lâmina, mais economia de combustível, produtividade, desempenho, conforto do operador, robustez e facilidade de manutenção

O trator de esteiras D6K evoluiu. Agora denominado Cat D6K2, também é fabricado no Brasil. Com plataforma mundial, o D6K2 traz novidades tecnológicas e estruturais para proporcionar mais economia de combustível, produtividade e capacidade de acabamento, além das vantagens da fabricação nacional que inclui o benefício das linhas de financiamento do Finame.

A Série K de tratores de esteiras é um caso de sucesso no Brasil e o novo D6K2 traz ainda mais vantagens aos clientes do segmento de construção geral. Com cabine confortável de grande visibilidade, ar condicionado de fábrica e fácil operação, o D6K2 pode ser utilizado nas mais diversas aplicações, desde trabalhos urbanos, construção de rodovias, trabalhos de apoio e corte de material.

Novo motor

O motor Cat C7.1 ACERT, com gerenciamento eletrônico, proporciona mais potência. São 97 kW (128 HP) de potência líquida constante. O sistema de injeção de combustível foi redesenhado e conta com o novo sistema de filtragem de combustível com maior durabilidade. O motor já atende às normas de emissões de escape equivalentes ao Tier 3 do Órgão de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e do Estágio IIIA da União Europeia.

Mais economia de combustível

O D6K2 vem equipado com dois modos econômicos inteligentes que proporcionam uma economia de combustível significativa de até 18%. O gerenciamento eletrônico do motor e da transmissão hidrostática determina a melhor curva de potência para cada regime de carga e os modos econômicos poupam combustível ou liberam a potência máxima do motor, de acordo com a necessidade do trabalho, sem intervenção do operador. Inclusive o operador pode selecionar os modos econômicos entre avante e ré ou somente ré. O ajuste da potência do motor para cada necessidade também reduz os custos operacionais, com menor desgaste de componentes e filtros.

O trator conta também com ventilador hidráulico reversível por demanda, redução automática da rotação do motor em marcha lenta ou desligamento completo quando a máquina estiver inativa. Isso para reduzir ainda mais o consumo de combustível. A redução da rotação ou desligamento do motor automático pode ser ajustada no computador central do trator de acordo com a conveniência do cliente.

Maior produtividade

A lâmina VPAT do D6K2 foi ampliada e combinada com o novo motor e o novo projeto estrutural proporciona 8% mais produtividade ao D6K2 na comparação com o modelo anterior. O novo acoplamento esférico e o ajuste do ângulo da inclinação trazem robustez e facilidade de ajuste para obter-se mais produtividade tanto em solos duros quanto soltos.

As novidades vão além, acrescenta o especialista do produto e aplicação da Caterpillar, João Zalla. “O D6K2 é o primeiro trator do mercado a trazer o recurso eletrônico de controle de lâmina estável, que proporciona nível de acabamento muito superior, tanto para operadores iniciantes quanto experientes”, explica. Zalla conta que o recurso detecta as condições do solo para complementar a entrada do operador e proporciona acabamento mais liso e com menos esforço do operador. O controle de estabilização da lâmina é padrão no D6K2 e evidente para o operador, que vai notar que o trabalho fica bem mais fácil.

O trator traz também um novo material rodante. “A nova estrutura com oito roletes inferiores e dois superiores torna a movimentação da esteira muito mais suave e estável. Essa condição proporciona mais velocidade nas atividades de acabamento e corte, além da estrutura reforçada para as mais diversas aplicações”, informa o especialista do produto. O cliente também pode escolher entre a esteira Reforçada, Selada e Lubrificada (S&LT) ou a esteira SystemOne™, de buchas rotativas. A escolha depende do tipo de aplicação para que sejam obtidos os menores custos operacionais.

Para melhorar o desempenho do material rodante, o D6K2 conta com controle de tração eletrônico. Esse sistema alivia a carga nas esteiras em situações de patinagem, melhorando a durabilidade da esteira e a produtividade.

Tecnologias integradas

O D6K2 já vem equipado de fábrica com o Product Link, que monitora diversas informações, parâmetros e comportamentos do trator e as transmite via satélite ou rede de dados. Com o VisionLink, é possível gerenciar as informações enviadas pelos equipamentos com Product Link e, com isso, trabalhar com dados como localização, acúmulo de horas, consumo de combustível, utilização, falhas, programação da manutenção etc.

O sistema de controle de implementos eletro-hidráulico do D6K2 foi desenvolvido para receber o Accugrade como tecnologia de orientação automática. O sistema pode usar os padrões 2D ou 3D para automatizar o posicionamento da lâmina, de modo a ter um trabalho mais preciso, em menor tempo e sem a necessidade de verificações do grau e estaqueamento.

Sustentabilidade

Para a Caterpillar, desenvolvimento sustentável também significa disponibilizar ao cliente tecnologias para aumentar a eficiência e a produtividade com menos impacto sobre o meio ambiente. Com a redução expressiva do consumo de combustível, o aumento da produtividade e do desempenho de acabamento e o baixo nível de emissões, os clientes podem produzir mais, com melhor qualidade e menos recursos.

“O D6K2 é um projeto global da Caterpillar e a produção em nossa unidade de Piracicaba aumenta a disponibilidade de entrega do produto e abre acesso às linhas de financiamento do Finame. O novo trator permite, assim, nosso melhor posicionamento no mercado, entregando um produto realmente com qualidades e benefícios diferenciados para os clientes do segmento de construção geral“, conclui Odair Renosto, presidente da companhia no Brasil.

 

Especificações do Trator de Esteiras Cat D6K2

Motor – Cat C7.1 ACERT de gerenciamento eletrônico

Potência líquida (Máxima) – 97.0 kW

Peso operacional – 13.311 quilos e 14.224 quilos com o ríper

Capacidade da lâmina – 3,07 m3

Penetração máxima do ríper – 3,60 metros

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *