De olho na economia

Após dois trimestres seguidos de contração, o que caracteriza recessão técnica, a economia brasileira apresentou crescimento positivo no terceiro trimestre de 2014. O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB mensal) registrou avanço de 0,2% no terceiro trimestre de 2014 perante o segundo, já com os devidos ajustes sazonais, sinalizando o fim da recessão que marcou o primeiro semestre do ano.

Segundo economistas da Serasa Experian, apesar de positivo, o resultado ainda mostra fraco desempenho da atividade econômica em razão de um quadro conjuntural adverso, caracterizado por taxas de juros elevadas, inflação escapando do limite superior da meta, reduzido grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores e desaceleração do crescimento econômico mundial.

O cenário de baixo dinamismo permanece, pois, em relação ao terceiro trimestre de 2013, houve recuo de 0,1% na atividade econômica, fazendo com que, no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, a economia avançasse apenas 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *