Novo patamar para a qualificação professional

A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) expandiu sua atuação na área de qualificação profissional desenvolvendo, em parceria com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), a Certificação de Terceira Parte, baseada na ISO 17024, que normaliza a certificação de profissionais.  

Com foco no setor da construção, a parceria desenvolveu a certificação inicialmente para o segmento de içamento e movimentação de cargas, nas funções rigger, supervisor de rigging e sinaleiro amarrador. Hoje, já engloba operadores de guindastes, gruas, guindauto, pontes rolantes e pórticos. Os operadores de equipamentos da linha amarela ainda serão contemplados.

Com isso, Wilson de Mello Jr. passou a responder pela área de certificação e desenvolvimento humano, que inclui as atividades de capacitação profissional. “No início, nossa preocupação era com o treinamento, agora passamos para um novo patamar, ampliando nosso trabalho”, explica o diretor.

Outra etapa da parceria prevê a formação e certificação de instrutores que atuarão como multiplicadores do conhecimento, assegurando que os centros de treinamento credenciados possam preparar os profissionais para serem certificados.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *