Aliados na prevenção e tratamento de doenças

A prática regular de atividades físicas pode trazer muitos benefícios para a saúde, promovendo bem-estar físico e mental, além de auxiliar na prevenção de diversas doenças, como problemas cardíacos, diabetes e até osteoporose. A adoção de hábitos saudáveis com cuidados necessários, como a prática de exercícios e uma dieta balanceada, tem um papel fundamental para aumentar a disposição e melhorar a qualidade de vida.

Existem inúmeras opções de exercícios que podem ser positivos para a saúde, como caminhar, correr, pedalar, praticar esportes, fazer alongamentos, musculação, entre outros. Não importa qual seja a modalidade escolhida, o importante é realizá-la com frequência e também procurar a orientação de um profissional da saúde antes de iniciar a prática de atividades.

Segundo lista divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ranking dos motivos que são mais prejudiciais à vida, sete deles podem ser prevenidos ou controlados por meio de atividade física. As principais doenças que decorrem da falta de atenção aos cuidados com a saúde são as cardiovasculares, como hipertensão, infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular encefálico (AVE).

Também podem ser evitadas as doenças metabólicas, como o colesterol elevado e diabetes, e osteoarticulares (osteoporose, artrites, artroses, lombalgias e dores articulares em geral). “A prevenção pode ser feita através de um estilo de vida saudável, como uma boa alimentação, períodos adequados de sono, rotina de exercícios e atividades de lazer que proporcionem bem-estar”, afirma Tânia Fleig, fisioterapeuta da Mercur.

“O uso de dispositivos que auxiliam a prática de exercícios, como bolas e faixas elásticas, também pode ser útil. As atividades devem ser sempre orientadas de acordo com a avaliação prévia das condições de saúde de cada pessoa”, ressalta a fisioterapeuta. “Ao realizar atividades físicas é recomendável usar roupas leves e confortáveis, saber o tipo de calçado adequado, alongar-se e hidratar-se antes e após a atividade”, finaliza.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *