Infraestrutura e regulação: barreiras para a competitividade

Vistos entre os mais otimistas ao lado de canadenses, chineses e suíços, 39% dos líderes brasileiros que responderam a uma pesquisa da Accenture – em parceria com a Economist Intelligence Unit (EIU) – apontaram que a infraestrutura (estradas, portos, água e eletricidade) precisa melhorar para impulsionar a competitividade dos negócios no País.

Outra preocupação dos empresários é a regulação – o tema ocupou alta posição no ranking, com 37% de respostas positivas, empatando com a Itália. Tecnologia e inovação receberam 15% dos votos.

Uma aposta dos líderes empresariais brasileiros para crescer em 2014 é o investimento no mercado externo – 61% dos executivos confirmaram esse interesse. Para 44% dos CEOs, a concorrência de novos “entrantes” no mercado nacional é o principal risco que a companhia irá enfrentar.

A busca pelo ganho de produtividade é uma tendência global. A parcela de 59% dos entrevistados acredita na garantia da eficiência de processos e redução de custos para geração de receita e, de acordo com a pesquisa, devem ter como aliado o investimento digital – 69% dos entrevistados acreditam que a contribuição digital vai melhorar a eficiência das operações e 61% dizem que vai incrementar a experiência dos clientes.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *